quarta-feira, 6 de abril de 2011

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES - Emily Brontë




Queria deixar registrado que esse blog não tem intenção de criticar de forma grosseira  nenhum livro ou autor  . Eu , não tenho pretensão  e nem conhecimento para  fazer críticas literárias. Gostaria de passar apenas as minha sensações dos livros que já li e incentivar a leitura destes. Posso dizer que meu passatempo preferido  é sentar com as pessoas e comentar  sobre algum livro , posso passar horas falando sobre isso...............então se eu escrever alguma bobagem , me desculpem ok..........bom , mas então  leiam o post de hoje.......espero que vcs gostem e fiquem curiosos com o amor de Cath e Heathcliff


Hoje resolvi falar de um clássico, e optei pelo "Morro dos Ventos Uivantes".  O livro  fala do amor de Cath e seu irmão adotivo Heathcliff. Os dois crescem juntos e se amam intensamente. O conflito surge quando Cath acha que não pode ter um futuro promissor com Heathcliff e o deixa para casar com um homem mais rico. Heathcliff, que é tratado com humilhação pela família de Cath, revolta-se com a situação e sai de cena, voltando mais tarde como um homem rico. A volta de Heathcliff  tem dois únicos motivos:  vingar de todos que o humilharam , e , recuperar a qualquer custo seu amor. O leitor fica dividido entre o sentimento de "pena" de Heathcliff por tudo que ele passou, como sofreu sendo humilhado e diminuído perante todos, e o sentimento de "raiva" desse personagem, pois, por causa do seu amor perdido ele acabou destruindo a vida e fazendo sofrer várias pessoas. Fico imaginando se isso pode ocorrer na vida real, um amor sem limite e que leva uma pessoa a passar por cima da sua moral e dos limites do certo e do errado. Há um conflito do leitor de sofrer com Heathcliff e odía-lo ao mesmo tempo. Esse livro é realmente fantástico!!!!! Posso dizer por mim, me deu uma revolta ao ler esse romance, mas o legal da leitura é isso, vc se envolver completamente........




Wuthering Heights (traduzido para português como O Morro dos Ventos Uivantes, O Monte dos Vendavais ou ainda Colina dos Vendavais), lançado em 1847, foi o único romance da escritora britânica Emily Brontë. Hoje considerado um clássico da literatura inglesa, recebeu fortes críticas no século XIX.




Teve várias adaptações para o cinema . Assisti uma delas ( o vídeo abaixo) e não gostei muito,  acho que entendi o filme porque tinha lido o livro , mas vale a pena conferir, para vc tirar suas próprias conclusões,

 a trilha sonora  tenho certeza que vc vai lembrar......................


Nenhum comentário:

Postar um comentário