terça-feira, 29 de março de 2011

O CAÇADOR DE PIPAS - khaled Hosseini




Na Cabul pré-invasão soviética, ocorrida em 1978, Amir tem a infância de um garoto de família abastada e bem relacionada politicamente. Suas relações familiares são tênues — a mãe está morta e o pai não é dado a demonstrações de afeto. Seu principal elo afetivo é Hassan, apenas um ano mais novo, que, se não fosse o fato de pertencer a uma outra etnia e ser condenado ao papel de criado, poderia ser definido como seu melhor amigo. Enquanto Hassan dedica a Amir uma devoção incondicional, Amir muitas vezes o usa como se fosse um brinquedo a mais e não o poupa de pequenas maldades.

No entanto, o grande pecado que perseguirá Amir até a idade adulta não se originou de uma ação cometida por ele próprio, mas de sua omissão e covardia para com Hassan. O episódio dá início a uma série de tormentos que se abaterá tanto sobre os personagens principais, quanto sobre o próprio Afeganistão.

De uma hora para outra, Amir e seu até então poderoso pai se vêem obrigados a imigrar para os Estados Unidos, deixando para trás uma vida de luxos para arriscar um recomeço a salvo dos invasores, ainda que sujeitos às humilhações reservadas aos imigrantes pobres: inadaptação cultural, subemprego etc. Anos mais tarde, já adaptado à vida nos Estados Unidos, casado, com sucesso na carreira literária, Amir, que nunca se livrou da culpa em relação a Hassan, tem a chance de retornar ao Afeganistão para remir seus erros de juventude e, desta vez, fazer a coisa certa.

A amizade de  Hassan e Amir é o ponto mais tocante do livro. O autor consegue demonstrar um sentimento de amizade sem cobranças, um gostar sem querer nada em troca, um amar o outro como ele realmente  é..........e acima de tudo a lealdade ao ponto de colocar o sentimento do outro à frente do seu próprio.................esse livro realmente me tocou...............



OBS: quando li esse livro chorei horroresssssssssssssssss

Um comentário:

  1. ESSE LIVRO FALA DE UMA AMIZADE TÃO LEAL, QUE NOS FAZ REFLETIR BASTANTE. É DIFÍCIL, MAS AINDA EXISTEM AMIGOS MAIS CHEGADOS QUE UM IRMÃO! SOU PREVILEGIADA,POIS TENHO ALGUNS, E UMA DELAS, É MINHA BEST FRIEND FOREVER PATY!!!!!!!1

    ResponderExcluir